O Papa Leo Xiv fez sua estréia no Instagram na terça -feira (13/5), através do perfil oficial @PontifeX. A primeira publicação do Santo Padre chamou a atenção para a presença de bandeiras brasileiras de destaque entre as imagens selecionadas para o carrossel fotográfico.
A publicação foi feita por volta das 16h30, a hora de Roma (11h30 em Brasília) e reuniu 17 imagens que retratam os primeiros momentos do novo papa desde sua escolha, na última quinta -feira (8/5).
Entre os registros estão sua primeira aparição na varanda da Basílica de San Pedro, a visita ao túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa María e a reunião com os fiéis.
Na segunda imagem da sequência, a multidão se reuniu para o anúncio do novo pontífice aparece com uma bandeira brasileira e outra em segundo plano, que reforçou o aspecto de Leo XIV no país, que tem a maior comunidade católica oficial do mundo.
O subtítulo Post foi publicado em cinco idiomas diferentes, incluindo português, que também indica a intenção do pontífice de se comunicar diretamente com os brasileiros.
“O papa criou o Instagram e logo publicou um Photona com a bandeira brasileira”, escreveu um preso. “Nós te amamos, pai! Venha visitar o Brasil!” Disse outro. “O brasileiro é como ervas daninhas, dê a qualquer lugar! Bem -vindo, amado papai leo xiv!
Na lenda da publicação, Leo Xiv escreveu: “A paz esteja com todos vocês! Esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o bom pastor. Eu também gostaria dessa saudação de paz para entrar em seu coração, vir a suas famílias, a todas as pessoas, onde você está, todas as pessoas, toda a terra”.
Veja a publicação:
Relacionamento de León XIV com o Brasil
O Papa Leo XIV, um nome adotado por Robert Francis Prestost quando o líder escolhido da Igreja Católica tem um relacionamento próximo com o Brasil. Antes de se tornar um pontífice, ele estava no país duas vezes como padre geral da Ordem de San Agustín em 2012 e 2013.
Naquela época, ele visitou as cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG), de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A terceira visita ao Brasil ocorreu entre 30 de abril e 9 de maio deste ano, durante a 62ª Assembléia Geral do CNBB. Prevost pregaria durante a aposentadoria do evento, mas o programa foi cancelado devido à morte do Papa Francisco. A assembléia foi renunciada para 2026.
1 de 6
Papa Leo XIV
Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis através de Getty Images
2 de 6
Robert Prevost foi escolhido Pope em 8 de maio
Vaticano Media/Vaticano Pool – Corbis/Getty Images)
3 de 6
O mundo tem um novo papa. O Cardinal College escolheu o cardeal Robert Prevost dos Estados Unidos como o próximo líder da Igreja Católica
Marco Mantovani/Getty Images
4 de 6
Robert Prevost cumprimenta a população
Francesco Sforza – Mídia do Vaticano através do Vaticano Pool/Getty Images
5 de 6
O mundo tem um novo papa. O Cardinal College escolheu o cardeal Robert Prevost dos Estados Unidos como o próximo líder da Igreja Católica
Marco Mantovani/Getty Images
6 de 6
Papa Leo XIV
Francesco Sforza – Mídia do Vaticano através do Vaticano Pool/Getty Images
Em um vídeo gravado anteriormente para o padre Marcelo Rossi, amigo pessoal do novo papa, o então cardeal também dirigiu palavras de afeto ao país.
“Para todos os irmãos agostinianos e toda a família do Brasil, irmãos e irmãs do Brasil: uma grande alegria celebrar aqui em Roma a conclusão deste conclave. Deus sempre os acompanha. Obrigado pelo trabalho deles. A bênção do Senhor está sempre com você”.
Leia também
Antes das eleições, Leo Xiv tinha uma conta pessoal no X (ex -Twitter), onde já compartilhou mensagens sobre o Papa Francisco, festivais religiosos, Santos Agostinos, questões sociais e até críticas ao ex -presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Com a estréia do Instagram, o pontífice se junta à tradição digital do Vaticano, continuando o uso das redes sociais como um meio de evangelização e diálogo com os fiéis.