O Instituto Nacional de Meteorologia (IMET) confirma a famosa frase “é as águas da marcha que o verão próximo” e alerta sobre o risco de tempestades na quarta -feira (19/3), o último dia da temporada, o meio oeste e o sudeste.
Além dessas regiões, o norte e o nordeste terão instabilidade com fortes chuvas. O restante de março deve manter o padrão dos primeiros 15 dias, com calor no sudeste e fortes chuvas no norte e nordeste.
Segundo o órgão, uma frente fria que está no oceano levou força e traz chuva para o país, com características como tempestades e rajadas de vento.
Leia também
Aviso
A agência emitiu três avisos climáticos e a tendência é para “perigo potencial”. O aviso na cor amarela cobre parte do meio oeste e sudeste. Como resultado, as regiões devem ter chuva entre ventos intensos de 20 e 30 mm/h (40-60 km/h) e granizo.
Além disso, haverá um baixo risco de reduzir a eletricidade, os danos às plantações, a queda dos galhos de árvores e inundações.
Existem outros dois alertas no intenso mapa de chuva. Um deles, em laranja, “perigo”, indica que deve chover entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h. Existe o risco de cortar eletricidade, queda de árvores, inundações e descargas elétricas. Isso é exclusivo para a região nordeste.
O outro, do “perigo em potencial”, cobre parte do norte, nordeste, médio oeste e sudeste. Suas características são: chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h.