Mendonça diverge de Moraes e votos para a revisão de sua vida no INSS

Vinícius schmidt/metropolis @vinicius.foto

Imagem colorida do ministro André Mendonça
1 de 1 imagem colorida do ministro André Mendonça – Foto: Vinícius Schmidt/Metropolis @vinicius.foto

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou um voto favorável para a “revisão ao longo da vida” chamada “do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs), que divergiu o entendimento do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.


All -Life Review

  • A revisão de uma vida é uma demanda que busca incluir, no cálculo da aposentadoria, as contribuições feitas antes de julho de 1994, quando o real começou a circular.
  • A proposta favorece os aposentados e pensionistas que contribuíram para o INSS antes da criação do plano real e foram prejudicados pelas regras de reforma da Seguridade Social de 1999.
  • Essa reforma, aprovada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, determinou que o cálculo do benefício considerou apenas os salários de julho de 1994, que encontraram os valores para muitos detentores de políticas.
  • Antes de 2024, era possível optar pela regra mais vantajosa, permitindo o recálculo do benefício com base na vida contribuinte, incluindo altos períodos de inflação antes do plano real.
  • Em 2024, a Suprema Corte federal decidiu que o segurado não pode mais escolher entre as regras de cálculo e estabelecer um modelo de cálculo de benefícios exclusivo.
  • Com a decisão, aqueles que contribuíram antes de 1999 permanecem na regra de transição, que exclui salários antes de 1994 e que entrou mais tarde segue o fator de Seguridade Social, que considera todo o salário médio.
VEJA  Francisco Cuoco: Descubra quem terá uma herança milionária do ator

O tribunal foi retomado na sexta -feira passada (6/6), o julgamento que argumenta se os aposentados podem incluir no cálculo de seus benefícios feitos antes de julho de 1994.

A revisão ao longo da vida foi considerada válida pelo STF em 2022, mas seu pedido foi revertido em 2024, quando o tribunal decidiu, pela maioria, que o segurado não tem o direito de escolher a regra mais vantajosa para calcular a aposentadoria. A decisão, tomada no julgamento de duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIS), prejudicou a aplicação prática da revisão de uma vida.

Na votação mais recente, André Mendonça divergiu da posição de Moraes e argumentou que a nova tese aprovada em 2024 não deve ser aplicada ao caso em revisão agora no plenário virtual. Este é um apelo apresentado pelo INSS, que busca cancelar a possibilidade de revisão para os aposentados que já haviam alcançado decisões favoráveis ​​no tribunal.

Leia também

Moraes vota

O relator Alexandre de Moraes votou para reforçar o entendimento atual, diferentemente da revisão. Segundo ele, como o Tribunal já assinou a tese de que não há direito de escolher a regra mais vantajosa, este guia também deve ser válido no caso de apelação no julgamento.

VEJA  O homem é encontrado morto dentro do Ministério da Saúde. O PCDF investiga

O caso está sendo analisado no plenário virtual da Suprema Corte, e os outros nove ministros ainda podem votar até 13 de junho. O prazo pode ser interrompido, no entanto, se algum ministro solicitar uma opinião (mais tempo para a análise) ou proeminente (o que leva o caso ao plenário físico).

Quais tópicos você deseja receber?

Ícone de Campana para notificações

Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:

1.

Ícone de ajuste do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configuração

Configurações

4.

Ícone de Campana para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância em notificações

Os sites podem pedir notificações

Metropolis.com

Notícias gerais

Você quer ficar a par das notícias mais importantes e receber Notificações em tempo real?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Notícias falsas: efeitos legais e respeitáveis ​​para marcas e influentes

Podemos dizer que, entre muitas outras iniciativas para promover marcas e pessoas, o marketing digital desempenha um papel importante nos planos de comunicação construídos....

A incrédulo evaristo recebe o diploma de Bertha Lutz no Senado. Veja a lista

Senado/TV de reprodução O Senado Federal entregue, nesta quinta -feira (27/3), o diploma de Bertha Lutz para 19 mulheres. O prêmio oferecido pela Casa...

Com a toalha do Homem-Aranha, a dupla rouba a padaria no DF. Vídeo

Reprodução Na tarde de sexta -feira (4/4), dois homens armados com um peixeiro invadiram uma padaria localizada no Bloco 6 de Paranoá, no distrito...

Courtois Salva e Real Madrid venceram Pachuca na Copa do Mundo

Oscar Fuentes/Jam Media/Getty Images O Real Madrid venceu Pachuca 3 x 1 neste domingo (22/6). A partida foi válida para a segunda rodada do...

EUA: o modelo é preso e deportado por tomar medicamentos considerados ilegais

Franciolly Ouriques, que saiu com o ex -jogador de futebol André Santos, foi preso e deportado dos Estados Unidos no início de abril. Em...