O ministro do Supremo Tribunal do Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu prisão domiciliar humanitária ao ex -vice -vice -Roberto Jefferson. A decisão foi tomada na noite de sábado (10/5).
Com a decisão, Jefferson pode cumprir a prisão em casa, mas terá que usar uma torção eletrônica.
A decisão do ministro foi baseada em um relatório médico enviado pela ex -vice -defesa. O documento é de um hospital Botafogo no Rio de Janeiro, onde Jefferson foi hospitalizado desde junho de 2023, depois de receber uma queda na cela onde foi preso.
“No momento processual atual, portanto, a compatibilidade entre a dignidade da pessoa humana, o direito à saúde e a eficácia da justiça criminal indica a possibilidade de conceder a prisão domiciliar humanitária a Roberto Jefferson Monteiro Francisco, considerado seu status de saúde particular e sensível, demonstrado amplamente no arquivo”, escreveu Moraes.
A decisão estabelece o uso de uma torção eletrônica, que deve ser instalada na saída do hospital. Jefferson também teve seu passaporte suspenso e é proibido de obter um novo documento, deixando o país, usando redes sociais e dando entrevistas a qualquer meio de comunicação.
A prisão da Câmara será cumprida na direção em que, em outubro de 2022, o ex -deputado foi baleado aos policiais federais que cumpriram um mandado de prisão contra ele.
Roberto Jefferson Problems, desde 4 de junho de 2023
- Envolvimento: houve dois episódios, agora anticonvulsivos.
- Elevação da necrose do miocárdio, com controle de medicamentos.
- Infecções do trato urinário em 2023, 2024 e 2025: o diagnóstico foi prostatite. O tratamento foi com antibioterapia.
- Desnutrição: houve recuperação, mas eu precisava de tratamento contínuo.
- Episódios de colangite recorrente em 2023 e 2024: ocorreram devido ao refluxo e evolução digestiva de Bilio com sepse e infecção abdominal na corrente sanguínea. Eu tive uma boa resposta clínica com tratamento.
- Extração dental, considerando uma possível abordagem de infecção na boca.
- Severo Síndrome depressiva associada a sintomas psicóticos, benzodiazepínicos e dependência da evolução de uma estrutura de catatonia. Eu tive que ter 10 sessões de eletroconvulsterapia com uma resposta satisfatória. Você precisa de monitoramento constante.
1 de 5
Roberto Jefferson é o ex -aliado do ex -presidente Jair Bolsonaro
Reprodução/O Globo/Seap RJ
2 de 5
Roberto Jefferson ao entrar no sistema penitenciário RJ
Reprodução/O Globo/Seap RJ
4 de 5
Roberto Jefferson, ex -deputado
Fable Vieira/Metropolis
5 de 5
Roberto Jefferson foi preso desde outubro do ano passado
Fable Vieira/Metropolis
Preso
O ex -vice -presidente federal e presidente do PTB foi preso desde outubro de 2022, depois de filmar cerca de 50 vezes contra quatro policiais federais que foram para casa para cumprir um mandado de prisão emitido por Alexandre de Moraes.
Naquela época, armas de fogo e mais de 8.000 munições na residência foram apreendidas. Jefferson foi acusado de posse ilegal de armas e munições, posse de três granadas adulteradas, resistência qualificada e tentativa de assassinato contra agentes federais.
Em dezembro do ano passado, ele foi condenado a nove anos de prisão por incitação ao crime, tentou evitar o exercício de poderes e crimes de calúnia e homofobia. A decisão foi tomada em uma sessão virtual do STF plenário, com base em uma queixa apresentada pelo Gabinete do Procurador Geral (PGR).