Andriy UnUfriyenko/Getty Images

Embora contribua para a aparência da cárie dentária, o açúcar não é o único fator de risco para o problema. A causa real da cárie implica uma combinação de fatores, como o tempo de exposição, a presença de bactérias específicas na boca, pH salivar e hábitos de higiene oral.
Leia também
“A cárie é causada por bactérias que metabolizam o açúcar ingerido, produzindo ácidos que desmineralizam o esmalte dental. Sem a presença dessas bactérias e a queda do pH oral, o açúcar não teria o mesmo efeito”, explica o cirurgião dental Bruno Matias, um especialista em implantologia e professor em Teeth Digital.
Essas bactérias, especialmente as Streptococcus mutans – Eles vivem naturalmente na boca, mas proliferam mais facilmente em ambientes ácidos e quando a higiene oral é inadequada. O problema não é apenas quanto açúcar é consumido, mas no tempo que permanece nos dentes sem o saneamento adequado.

Outro fator relevante é a ação da saliva. Funciona como uma espécie de acidez natural “neutralizante”. Depois de consumir alimentos açucarados ou ácidos, o pH da boca cai, favorecendo a ação das bactérias cariogênicas.
Veja mais informações sobre o portal Astral Alto, parceiro de Metrópole.
Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e acompanhe todos!
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar ciente das notícias de saúde mais importantes e receber Notificações em tempo real?