Com o abandono do primeiro comando da capital (PCC) de territórios que comercialmente não interessam à organização criminal, facções rivais, como o Comando Vermelho (CV), viu a maneira livre de expandir o tráfico local de drogas em São Paulo.
A região de Rio Claro, dentro de São Paulo, experimenta esse fenômeno, com a presença cada vez mais evidente da facção carioca, considerada a maior rival no PCCH.
O município dentro de São Paulo também é o principal território de São Paulo, frequentado por Leonardo Felipe Panono Calixto, El Bode, nomeou o líder do CV no estado de São Paulo, de acordo com a investigação da Polícia Civil e os pesquisadores do Grupo de Crimes Organizados (Gapec).
1 de 5
Os membros do CCP falam em terra, ao lado do comércio
Reprodução/monitoramento da câmera
2 de 5
Carro com pistoleiros abordados, acompanhados de motocicleta
Reprodução/monitoramento da câmera
3 de 5
Homens armados que pousam já atirando nos objetivos
Reprodução/monitoramento da câmera
4 de 5
Gunry Car é abandonado, com um motor de ignição, e os escoteiros escapam com uma motocicleta
Reprodução/monitoramento da câmera
5 de 5
Reprodução/monitoramento da câmera
Como declarado pelo promotor Lincoln Gakiya, em entrevistas com MetrópoleA entrada do PCCH no tráfico internacional de drogas, principalmente por mar, produz bilhões por ano para a maior facção do Brasil.
Portanto, a organização criminosa de São Paulo estava abandonando a “garota” de drogas, feita através da boca de fumaça e acabou gradualmente deixando esse tipo de comércio nas mãos de seus rivais.
Onda de violência
Mas antes de deixar a região definitivamente, conforme estabelecido pelo relatório de fontes policiais que acompanham o caso, o PCCH assassinou e também pode executar mais aliados de cabra. O assassinato é uma retaliação pelas vítimas já sofridas pela facção de São Paulo.
Desde 2022, até agora, pelo menos 40 assassinatos de rivalidade foram concedidos entre o primeiro comando de capital e o comando vermelho na região. Isso ocorre porque, como já demonstrado pelo MetrópoleO líder do CV teria ordenado que o assassinato de membros do PCCH demonstre e imporia poder.
Além dele, parte das execuções foi sofrida ou feita pela gangue de Anderson Ricardo de Menezes, The Skinny, o principal rival do PCCH, até sua prisão em maio de 2023, que deixou o caminho para ir à Bode para assumir a liderança, agora apoiada pelo CV, com o qual Magrelo já teve relações comerciais.
A própria cabra, de acordo com a investigação policial, jura a morte e, portanto, atualmente seria protegida em uma colina de Carioca.
“Braço direito”
Com sua ausência, que se supõe intermediária, a liderança do currículo é Luís Lopes Júnior, o grão, nomeado como o “braço direito” da cabeça do currículo. Ele também seria responsável pela logística e pelo desempenho dos assassinatos.
Os grãos foram monitorados pelo setor de inteligência da polícia militar, que encontrou várias viagens feitas pelo criminoso ao Rio de Janeiro.
Antes de atravessar a fronteira estadual, ela parava em uma fazenda em Hortol, dentro de São Paulo.
A pesquisa da polícia também descobriu que ele, durante viagens, seria responsável pelo transporte de drogas e armas.
Leia também
Depósito e ponto de parada
A fazenda em que ele parou, antes de ir para o Rio, pertence a Wilson Balbino da Cruz, os japoneses.
A propriedade rural, mesmo de acordo com a pesquisa, obtida pelo relatório, foi um ponto estratégico para o currículo em São Paulo, usado até 20 de março deste ano, quando uma ordem de busca e convulsão foi cumprida no site.
As equipes do Batalhão de Ação Policial Especial (BAEP), com o apoio do canil da corporação, ativaram a operação e confiscaram 96 quilos de drogas, dos quais 66 quilos de cocaína, dois rifles, uma arma e centenas de munição.
Parentes japoneses na fazenda foram levados para uma delegacia da região, na qual o suspeito apareceu logo depois, e foi preso na lei.
O suposto parceiro da Cabra e Grain continua atrás das grades, e a dupla comparativa continua nas ruas até a publicação deste relatório. Sua defesa não foi encontrada. O espaço ainda está aberto a demonstrações.