Peter Bauza/Picture Alliance através da Getty Images

Uma onda sistemática de extorsão promovida pelo Comando Vermelho (CV) temerciantes aterrorizados no centro de Fortaleza desde 2023, com uma nova intensificação em 2025. A Polícia Civil investiga um esquema criminal que requer pagamentos mensais sob ameaça de violência, com valores que variam de US $ 30 a US $ 30.000, de acordo com o perfil da vítima.
De acordo com as investigações da delegacia organizada de ações criminais (DRACO), as acusações atingem comerciantes, vendedores de ouro, travessuras, chamadas e até fornecedores de Internet, que relatam que devem pagar uma média de US $ 20 por cliente para operar nas áreas controladas pela facção.
Frases como “pagar sua taxa e trabalhar bem” e “isso foi apenas um aviso para me pagar” foram enviadas aos empreendedores por criminosos que se identificam como membros do currículo. Aqueles que rejeitam o pagamento enfrentam ameaças de morte, incêndios criminais e perseguição.

Um dos casos mais graves ocorreu quando um comerciante teve o bloqueio da loja queimada depois de se recusar a pagar US $ 30.000. A vítima ainda recebeu uma foto de seu próprio filho como uma forma de intimidação.
A Polícia Civil confirmou que há uma investigação em andamento para investigar extortimentos, mas não revela detalhes para não comprometer a investigação. A Câmara de Comerciantes Fortaleza (CDL) relatou um aumento no roubo noturno e no equipamento noturno e solicitou reforço em vigilância ostensiva no centro.
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar a par das notícias mais importantes e receber Notificações em tempo real?