O governo articula um prato em Piauí para evitar a referência do senador Ciro Nogueira (PP). Ele foi ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) e hoje é um dos principais líderes do Centro que tenta levar o grupo de uma vez por todas para se opor ao Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT).
A articulação “anti-CIRO” é dirigida pelo Ministro do Desenvolvimento Social e ex-governador do Estado, Wellington Dias (PT). Na semana passada, ele alertou os interlocutores que apoiarão a repartição do senador Marcelo Castro (MDB) e também tentarão obter o vice -vice Federal Julio César (PSD). Ambos são representantes do centro.
A articulação também foi aberta em um evento em Brasília na semana passada, quando Julius César teve uma partida, que Wellington e os três ministros do PSD compareceram a anunciar indiretamente a candidatura.
1 de 4
Senador Ciro Nogueira, PP Presidente
Kebec Nogueira/ metropolis @kebecfotographing
2 de 4
O deputado Julio César (PSD-PI) é o reaprosão do MP
Pablo Valadares/Câmara de Deputados
3 de 4
Marcelo Castro (MDB-PI)
Edilson Rodrigues/Agência do Senado
4 de 4
Durante dias, os preços mais altos refletem um aumento na renda e maior consumo de alimentos
Bornno esaki/metropolis @brenaesakifoto
A reunião foi articulada pelo deputado no meio da marcha dos prefeitos. Era uma maneira de anunciar os gerentes municipais, embora indiretamente, que competirão pelo Senado no próximo ano. O parlamentar até estampando uma foto em uma tela grande com Wellington e Lula. Era quase um santo digital.
Em 2026, haverá duas vagas em disputa, precisamente as de Marcelo Castro e Ciro Nogueira. A idéia de PT é apoiar Castro e fazer Julius César assumir a vaga de Ciro Nogueira. Wellington Dias foi eleito senador em 2022 e não precisará começar do cargo de ministro para apoiar seus aliados no estado.
Leia também
O destino, no entanto, pode acabar ajudando o governo. O CIRO é um presidente nacional do PP, um partido que formará uma federação com a União Brasil e tende a ser o maior acrônimo do país em número de deputados.
Esta posição em um mega partido, além de sua proximidade com Bolsonaro, pode produzir Ciro Nogueira um lugar no deputado do candidato do direito ao Planalto. Hoje, o grupo é dividido entre as previsões dos governadores Ronaldo Caiados (União-Go), Ratinho Júnior (PSD-PR) e a discussão sobre o lançamento de algum sobrenome de Bolsonaro.