O governo não luta contra as licenças e expõe o isolamento marítimo

Os membros importantes do Luiz Inacio Lula da Silva (PT) as equipes do governo não se opõem ao projeto de lei da Lei de Licença Ambiental (PL), colocando o ministro Marina Silva (Meio Ambiente) em uma posição isolada contra a proposta. Aprovado na semana passada no Senado, o texto seguido para a análise da Câmara dos Deputados.

Um dos pontos mais sensíveis da proposta é a licença ambiental especial (LAE), cujo objetivo é acelerar a licença de empresas consideradas estratégicas para o país. Essa classificação dependerá da proposta semestral do Conselho do Governo com uma opinião técnica conclusiva e deve ser apresentada em 12 meses.


Licenças PL

  • O texto aprovado pelo Senado recebe várias críticas dos setores ligados à proteção ambiental e às comunidades tradicionais.
  • Um dos extratos estabelece que a licença de adesão e comprometimento (LAC) será baseada na auto -decoração do empreendedor, que não requer impacto prévio e definição de condições.
  • A licença ambiental especial (LAE) será destinada a projetos estratégicos, com uma opinião técnica publicada dentro de 12 meses.
  • Um dos pontos criticados é a retirada do poder significativo técnico de agências colegiadas, como o Conselho Nacional Ambiental (Conama) e os conselhos estaduais.
  • O texto também permite a manifestação de organizações competentes apenas para territórios indígenas ou de quilombola que foram aprovados ou intitulados. Isso, de acordo com os críticos do texto, prejudica a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Leia também

O Ministério do Meio Ambiente apresentou uma opinião contrária à proposta do dia em que foi a votação no Plenário do Senado. Segundo Marina Silva, o artigo tem problemas porque exclui as comunidades tradicionais de processos de licença e não requer estudos de impacto anteriores para empresas de tamanho médio.

“Um dos pontos de PL mais críticos é a aplicação da modalidade de licença simplificada (LAC), com base na auto -definição do empreendedor. A proposta permite que possíveis empresas de tamanho médio e poluente usem esse mecanismo sem a exigência de estudos de impacto anteriores e a definição de condições ambientais específicas”, diz a nota.

Marina Silva, no entanto, tem uma posição solitária na Esplanade de Ministérios, com outros membros do governo Lula, até defendendo publicamente a aprovação do texto. Os ministros Rui Costa, da Câmara Civil, e Carlos Fávaro, da Agricultura, são alguns que estão na posição do ministro.

“Eu acho que é um projeto que progride muita sem notificação. Acho que é um projeto de lei que, quando se tornar a lei, dará à Brasil uma grande capacidade, especialmente para licenciar obras de infraestrutura, o que garantirá o crescimento sustentável do Brasil. Porque o crescimento econômico deve ser combinado em investimentos em infraestrutura”, argumenta o chefe da agricultura.

Como os governos anteriores, Lula adotou um posicionamento de desenvolvimento, com investimentos em obras de infraestrutura e combustíveis fósseis. Essa ação aumenta precisamente em uma das principais bandeiras marinhas Silva, que é a luta contra as mudanças climáticas.

VEJA  Estudante da UNH que estava desaparecido viajou em busca de um emprego em relações públicas

ELE Metrópole Ele falou com partes do governo federal que criticou a posição tardia de Marina Silva, enquanto outros agentes do Planalto Palace avançaram para a aprovação do assunto.

Marina, por outro lado, recebeu apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que expressou preocupação com o texto, mas o gesto não indica um alinhamento interno no governo. “A proposta representa contratempos sérios na proteção dos direitos indígenas e da preservação ambiental, além de enfrentar a Constituição Federal e os Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil”.

O projeto de licenciamento não deve ser votado agora na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Hugo Motta (republicanos-PB), adotou a tradição de apresentar a agenda na próxima semana toda quinta-feira. Com isso, o assunto não é esperado, mas não significa que possa ser incluído no último minuto na programação plenária.

A Frente Parlamentar Ambiental procurou o líder do Paraibano para tentar impedir que o assunto fosse para a análise plenária, uma vez que a Câmara demonstrou uma tendência cada vez mais de desenvolvimento.

VEJA  Coragem ignorante (de André Gustavo Stumpf)

Foz do amazonas

A licença ambiental não é a única questão em que Mariana Silva foi isolada na Esplanada dos Ministérios. O ministro também foi o único a defender a opinião técnica do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama), ao contrário da exploração de petróleo na boca das Amazonas.

No entanto, o município deu lugar às pressões políticas e avançou na libertação da exploração na região. O presidente de Ibama, Rodrigo Agostinho, aprovou o Plano de Proteção e Serviço da Fauna de ondas (PPAF) para atividades na Foz do Amazonas. A decisão, no entanto, contradiz a opinião técnica, que indica que o planejamento não resolve os problemas já indicados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

A instituição fecha a Associação Internacional com Napolitan Pizza Seal

Disseminação de Senac O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) formalizou na sexta-feira (13/6) uma associação com a Associazione Pizza Napoletana...

Cerca de 200 brasileiros permanecem no Irã no meio da guerra

Redes sociais Cerca de 200 brasileiros ainda estão no Irã, em meio à troca de ataques entre o país e Israel, que já se...

A Venezuela deixa o chefe de direitos humanos da ONU. Entender

Jesus Vargas/Getty Images O governo da Venezuela se estabeleceu no Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações das Nações Unidas, Volker Türk, e declarou...

Pamella Holanda reage o casamento com DJ IVIS e causa controvérsia na web

Reprodução/Instagram Pamella Holland realmente parece ter retomado o casamento com o DJ IVIS, a quem ele se separou em 2021 depois de expor que...

Longe das telas: saiba como é a atriz cega de meninos e bocas

Foto: Globe/Reprodução Alguns atores e atrizes tiveram suas vidas completamente modificadas. Neste artigo, por exemplo, falaremos sobre uma atriz que brilhou em rostos e...