O mercado vê o ciclo e o ciclo de interesse “coerente” perto do fim

O mercado financeiro recebeu sem muitas surpresas a declaração do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) que acompanhou a decisão do colegial de aumentar a taxa de juros básica (Senlic) em 0,5 pontos percentuais, em 14,75% ao ano. O anúncio ocorreu na tarde de quarta -feira (7/5).

Segundo economistas, analistas financeiros e agentes de mercado consultados pelo relatório de Metrópole Logo após a decisão do Copom, a escola indicou que o final do ciclo seletor está próximo. Embora a declaração não tenha antecipado o que será a trajetória do interesse básico na próxima reunião da agência em junho, a expectativa no mercado financeiro varia de uma elevação mais baixa, para 0,25 pontos percentuais ou mesmo o fechamento da alta série.

“A declaração teve mudanças em relação à reunião anterior, mas foi bastante consistente com a evolução do estágio, observando que a maior incerteza requer maior cautela. As etapas a seguir foram abertas e a menção de flexibilidade indica que a COPO já pode considerar que esse é o último aumento no ciclo”, diz Rafaela Vitoria, a principal economia do Banco Inter -Inter.

“No equilíbrio de risco, a menção da assimetria altística nos riscos de inflação também foi eliminada, e o comitê agora vê altos riscos para ambas as partes. De fato, o cenário externo contribui para uma perspectiva maior de deficulação do que o esperado acima, o que pode reforçar a ruptura na compensação monetária de junho”, explica.

Para Fernando Gonçalves, parceiro da capital nas montanhas, o novo aumento do interesse no Brasil é uma “resposta necessária à inflação ainda persistente e acima do objetivo”. “Mesmo com a revisão projetada, o cenário ainda está sob pressão. Além disso, as incertezas externas e fiscais aumentam o risco de inflação. O BC precisa ancorar as expectativas e manter a credibilidade da política monetária”, diz ele.

Ariane Benedito, economista -chefe de Picpay, tem uma avaliação semelhante. “A decisão confirma o compromisso da BC com a convergência da inflação no objetivo ao longo do horizonte relevante, diante de um cenário que combina pressões persistentes de preços e um ambiente externo particularmente desafiador”, diz ele.

“No exterior, a política comercial americana tem sido uma fonte relevante de incerteza, que afeta a atividade global, o cenário inflacionário internacional e, consequentemente, a realização da política monetária em muitos países”, diz o economista.

“No cenário interno, embora a atividade econômica e o mercado de trabalho sigam o dinamismo, o copom identificou os sinais iniciais de moderação do crescimento. Mesmo assim, a inflação completa e seus componentes subjacentes permanecem altos”.

VEJA  BMW Blonde: Quem é uma mulher que alcançou a PMS e um ladrão desarmado?

Segundo Ariane, a decisão de manter a política monetária em um território significativamente contracionista “era” consistente. “A declaração ficou clara ao afirmar que o estágio atual do ciclo de endurecimento requer cautela, flexibilidade e vigilância adicionais”, diz ele.

“Esperamos que o BC continue calibrando seu desempenho para preservar a credibilidade do regime dos objetivos e ancorar as expectativas, com outro ajuste de 0,25 pontos percentuais na reunião de junho”, acrescenta o economista, projetando 15% ao ano a partir de junho.

Leia também

A inflação continua a se preocupar

De acordo com Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos, a inflação, mesmo acima do objetivo de 3%, por ano continua sendo a principal explicação da decisão do Copom de manter uma política monetária contracionista.

“Apesar de uma desaceleração pontual em certos elementos, o IPCA[[Grande Índice de Preços ao Consumidor]acumulado em 12 meses permanece acima da meta de 3%, com 5,48%acumulados. Além disso, o relatório focal também indica que as expectativas de inflação de 2025 e 2026 permanecem acima do objetivo. Mesmo após taxas de juros sucessivas, a percepção do risco fiscal e a incerteza sobre a conformidade com os objetivos da nova estrutura fiscal contribuem para essa desconfiança ”, diz ele.

“O Conselho do Banco Central, após forte pressão política nos últimos meses, adota uma posição técnica mais firme para reunir expectativas e fortalecer sua independência institucional”, continua Patzlaff. “Dado esse contexto, um aumento novo, mas moderado, atua como um sinal de vigilância e comprometimento com a estabilidade dos preços, mesmo diante do impacto na atividade econômica”.

Em relação à futura trajetória de Selic, Patzlaff diz que “o cenário mais provável para a próxima reunião é manter a taxa em 14,75%, com o BC adotando uma posição de espera para ver os efeitos desse aumento”.

“No entanto, uma nova descarga de interesse não pode ser descartada e escolher mais ajustes e ajustar mais ajustes.

“Graus de liberdade” com decisão aberta

Na avaliação do economista Maykon Douglas, a cópia “deixou as seguintes etapas abertas e procurou manter bons graus de liberdade, tendo em vista o atraso da política monetária”.

“A declaração entrou de acordo com os discursos de alguns dos diretores nas últimas semanas, que aumentaram um peso maior para a atividade global. Embora não haja ‘orientação’ (um guia), o mercado deve definir o preço desse download como o último do ciclo, com um nível para ficar por algum tempo”, diz ele.

VEJA  Como limpar o ventilador de maneira rápida e eficiente

“É verdade que a assimetria é menos alta do que na última reunião, especialmente para o dólar e os produtos básicos. No entanto, as expectativas futuras têm um longo caminho para retornar ao Rejacio e à inflação subjacente em níveis bem acima do objetivo”, explica o economista.

“Além disso, a violação da frente global deve ser um complemento para o aperto monetário, o que deve continuar um pouco mais para remediar essa descompressão inflacionária”, conclui.

Marcelo Bolzan, sócio da Capital Hill, segue a mesma linha ao analisar o tom de flocos no comunicado de quarta -feira. “Ao deixar os seguintes movimentos abertos, tivemos uma declaração com um tom mais enganador[[Termo usado no mercado financeiro para descrever uma menor posição de política monetária]O comitê deixa a possibilidade em aberto, incluindo a prisão de interesse na próxima reunião, quando os dados futuros chegam ”, diz ele.

“Foi uma decisão unânime e acho que isso é importante. O que mais chamou a atenção é que eles comentam a questão da política comercial nos Estados Unidos, o que traz incerteza adicional aos mercados. E a afirmação também mostra que os riscos, para uma inflação mais alta ou mais baixa, são mais altos”, continua Bolzan. “Minha expectativa continua sendo um novo aumento de 0,25 pontos percentuais para a próxima reunião do copom e, em seguida, Selic atinge 15% e termina esse processo de interesse”.

Desaceleração inevitável da economia

De acordo com Marcelo Carvalho, um economista de investimentos, a decisão de Copom de Samlic Escalar com 0,5 pontos percentuais “, embora seja esperado, apenas demonstra a preocupação de que a inflação possa ser persistente na economia brasileira e nos americanos”. “Outro ponto de destaque é o Brasil e os Estados Unidos[[Com o Federal Reserve, o BC do país, que manteve as taxas de juros entre 4,25% e 4,5%]marcou que a política fiscal dificultou o desempenho da política monetária ”, afirmou.

“Com o Fed e o Flake que as taxas de juros mais longas mantêm, fica cada vez mais claro que a desaceleração da economia global será inevitável. No entanto, ainda é a dúvida se o Fed e o Copom podem dosar a taxa de juros básica por não muita atividade econômica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Quem é o influenciador que comprou a Ferrari depois de ser excluído pela empresa?

Chrys Dias se gabou de uma Ferrari em seu perfil no Instagram recentemente e mostrou que ele comprou um Modelo 488 do Spider, avaliado...

“O pior time de 7 x 1”, diz Galvão bom após uma derrota. Vídeo

Reprodução/ Instagram O narrador de Galvão Bueno usou redes sociais para mostrar insatisfação com a seleção brasileira depois que a derrota sofreu a Argentina,...

Com o relatório Ready, o Congresso é executado para votar no orçamento neste quinto

O Congresso Nacional é postulado para aprovar na quinta-feira (20/3) A lei orçamentária anual de 2025 (LOA) depois que o senador Angelo Coronel (PSD-BA)...

Campanha de lançamento do CBF e Sejus-DF contra o racismo no futebol

Divulgação A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançarão uma campanha contra o racismo no futebol. A ação...

A mãe de Emious apóia Fioti no meio do crack: “Sua dor é nossa”

Uma carta aberta de Dona Jacira, mãe do emi Rapper e Fioti, chamou a atenção nas redes sociais na quinta -feira (3/4). Na semana...