A nova fase da Operação Overclean, lançada na quinta-feira (17/7), teria sido baseada em transferências envolvendo o vice-adjunto federal Elmar Nascimento (Union-BA). As suspeitas são de que o político teria atribuído emendas parlamentares como uma maneira de promover um esquema estruturado de ofertas de fraude.
Os supostos desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro teriam ocorrido no município de Campo Formoso, Bahía (BA).
Leia também
A quinta fase da operação é baseada nos acordos assinados entre São Francisco e a Companhia de Desenvolvimento da Valellees de Parnaiba (Codevasf) e o Conselho da Cidade local, administrado por Elmo Nascimento, irmão do parlamentar.
Milionário
Os fundos teriam sido alocados para empresas específicas por meio das emendas gerais do Rapportreur (RP9), conhecido como Orçamento Secreto, agora proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao analisar os documentos da Câmara de Deputados e Codevasf, constatou -se que, em junho de 2022, Elmar Nascimento indicou aos beneficiários da execução de recursos através do Codevasf, resultando em dois acordos assinados no final do ano.
O primeiro, por uma quantia de R $ 35 milhões, previa o pavimento no trecho das caixas de Porco Lagoa, enquanto o segundo, orçou R $ 4,5 milhões, incluiu o trecho entre a sede do município e Limoiroiro. Juntos, os dois acordos moveram R $ 39,5 milhões.
Pavimentos e Serviços Alfa de ConstruÇas Ltda. Aparece como o principal beneficiário dos contratos investigados.
Conforme revelado nas fases anteriores do Overclean, as mensagens indicam que a empresa teve acesso precoce aos decretos, manipulando competições para eliminar outros participantes.
Há evidências de que Márcio Freitas Dos Santos, a unha do município, e Francisco Nascimento, prima do vice -secretário e depois municipal, receberam pagamentos para favorecer alfa e garantir a direção das ofertas.
O Codevasf emitiu uma nota que indica que os acordos foram submetidos a auditorias especiais em maio de 2025 e reafirmaram o compromisso de esclarecer os fatos.
A operação de overclean resultou em R $ 85,7 milhões e na execução das garantias de busca e apreensão.
3 de 3
Elmar Nascimento pode assumir um dos secretários do Conselho de Administração da Câmara
Pablo Valadares/Câmara de Deputados