Uma ação tomada em um estabelecimento da rede tática de supermercados revelou a existência de um inventário completamente fora do inventário padrão estabelecido pela vigilância da saúde.
Em 10 de junho, uma grande apreensão de ovos foi feita no estabelecimento. Isso ocorre porque os auditores que participaram da ação descobriram que o material era armazenado em condições inadequadas, com um forte cheiro e sinais óbvios de podridão em ovos de várias caixas e marcas.
Leia também
Além disso, moscas e larvas foram observadas na embalagem principal de alguns ovos e na maioria das embalagens secundárias do resto. De acordo com o documento acessado pela coluna, a atmosfera tinha pombos, cadáveres de lodo e insetos.
No mesmo lugar onde os ovos foram armazenados, foram encontrados a presença de elementos pretendidos a eliminar pelo estabelecimento, bem como vários materiais estrangeiros da atividade, como extintores, latas de tinta e detritos.
Seu próprio carimbo de supermercado usado para evitar as datas de validade dos alimentos também foi encontrado.
Dada a descoberta, os auditores determinaram a apreensão de aproximadamente 58 mil ovos de diamante; 180 ovos de marca desconhecida embalados em bandejas com 30 unidades cada; 300 ovos de várias marcas embaladas em caixas de papelão; 156 Ovos da marca Loyola e 672 ovos reembolsam os rótulos da lei.
A vigilância da saúde constatou que a empresa contradiz e transgrediu as regras sanitárias.
Os auditores também enfatizaram que o estabelecimento não tinha autorização específica de um órgão competente para realizar o fracionamento ou reembolso dos ovos.
“Havia também a presença de pombos, baratas e vestígios da presença de ratos na área de vendas e na área do inventário seco; havia praias de pombos em alimentos e excesso de sujeira diversa em áreas onde havia alimentos armazenados”, o documento cita.
“Vale ressaltar que esse mesmo supermercado já havia sido objeto de investigação criminal através da venda de produtos falsificados, no caso da marca da marca Omo”, afirmou o relatório.
A 38ª delegacia civil forneceu apoio à ação de vigilância da saúde, bem como para preparar um mandato de declaração.
1 de 3
YMA apreendeu um grande número de ovos
Coluna
3 de 3
Craimbo usado para indicar novas datas de validade na embalagem
Coluna
Medidas
Recentemente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e os Territórios (TJDFT) ordenaram que o supermercado tático tomasse uma série de medidas sanitárias urgentes para garantir a saúde pública e a segurança alimentar do consumidor.
A decisão foi publicada em 12 de junho, depois que o Ministério Público (MPDFT) apresentou uma ação civil pública contra o estabelecimento.
A coluna tenta entrar em contato com o gerenciamento de supermercados. Até a última atualização deste artigo, no entanto, nenhuma resposta foi dada.