O Papa Leo Xiv comemorou domingo (3/8) em Roma, Itália, uma missa de acampamento contra mais de 1 milhão de peregrinos, terminando o “Jubileu da Juventude”, um evento que reuniu católicos em todo o mundo. O supremo pontífice pregou pela paz e enviou uma mensagem de solidariedade aos jovens em áreas de conflito, como Ucrânia e Gaza.
Durante sua homilia, 69 anos falou sobre as preocupações que movem os jovens. “Existe um pedido importante em nossos corações, a necessidade da verdade que não podemos ignorar, o que nos leva a perguntar: o que é realmente a felicidade? Qual é o verdadeiro gosto da vida? O que nos liberta dos pântanos do absurdo, tédio e mediocridade?” O líder religioso perguntou.
Leo XIV também incentivou os jovens a procurar seus ideais. “Isso aspira a grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam. Não está satisfeito”, disse ele. “Continue andando de alegria, seguindo os degraus do Salvador e habitando seu entusiasmo e o testemunho de sua fé, todos que o encontram. Boa viagem!” Ele disse que se despediu de jovens que agora voltarão para suas casas.
Leia também
O supremo pontífice também demonstrou solidariedade com jovens que vivem em regiões afetadas por conflitos armados. “Estamos mais próximos do que nunca de jovens que sofrem dos maiores males causados por outros seres humanos”, disse ele durante a oração de Angelus, desta vez falando em inglês.
“Estamos com os jovens de Gaza. Estamos com a juventude da Ucrânia e os de todos os países sangrentos para a guerra. Meus jovens irmãos e irmãs, você é o sinal de que um mundo diferente é possível, um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos por armas, mas pelo diálogo”, acrescentou.
As celebrações, que duraram uma semana, chegaram ao ápice neste domingo, o destaque do ano sagrado do Jubileu, depois de uma vigília gigante em um grande espaço aberto nos arredores de Roma.
Woodstock católico
Segundo os organizadores, cerca de 800.000 pessoas compareceram à vigília no sábado (2). Neste domingo, o Vaticano anunciou que o número de crentes presentes na missa havia excedido um milhão. Muitos participantes passaram o tempo, dormindo em tendas, sacos de dormir ou fitas correndo, esperando a massa sob um céu ensolarado.
O som de um grande coro, os bispos vestidos de verde ocupavam o enorme cenário ordenado por um arco de ouro e uma cruz gigante antes da chegada do helicóptero para iniciar a massa. O Vaticano relatou que 450 bispos e cerca de 700 padres participaram da celebração.
A atmosfera festiva atingiu seu pico no sábado à noite antes da vigília. A imprensa italiana chegou a chamar de evento de “Woodstock” católico, que se refere ao festival americano em 1969, um símbolo jovem hippie.
A reunião da juventude acontece cerca de três meses após o início do Pontificado de Leo XIV e 25 anos após o último grande evento semelhante em Roma, organizado pelo então papa João Paulo II. Durante a semana, a Igreja promoveu uma série de atividades, incluindo a transformação de Circus Maximus, um estágio antigo de grandes raças na Roma antiga, em um grande confessionário ao ar livre.
Leia mais relatórios como este na RFI, parceiro de Metrópole.