Getty Images

Os cálculos renais, também conhecidos como pedra renal, são uma massa semelhante à pedra que pode surgir em qualquer lugar do sistema urinário. Os dados da Sociedade de Urologia Brasileira mostram que até 13% da população mundial têm pedras nos rins. No Brasil, essa taxa é de 5% dos cidadãos.
Leia também
De acordo com o nefrologista do Hospital HSANP Alexandre Mannis, as pedras nos rins aparecem principalmente devido à dieta rica em proteínas e sódio, bem como a baixa ingestão de líquidos durante o dia, resultando em uma urina mais concentrada, capaz de aumentar o risco de formação de pedra. Além disso, o histórico familiar, a inatividade física e a obesidade também são fatores de risco para o problema.
Entre os principais sintomas da doença, há dor intensa, também presente quando a pessoa na urina e febre acima de 38ºC em caso de crise. Dados esses sinais, é importante consultar um médico especializado, como um nefrologista ou urologista, para fazer exames e o melhor tratamento começa.
Para evitar o problema, o consumo de fluidos é crítico. “Tomar água aumenta o fator de proteção à medida que aumentamos o fluxo urinário, consumindo mais líquidos. Também é muito importante evitar a manutenção da urina”, diz Mannis. Além do consumo de fluidos, o nefrologista lembra que também é importante moderar a ingestão de consumo de sal.
Leia o artigo completo em Alto Astral, parceiro do Metrópole.
Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!
Quais tópicos você deseja receber?
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá -las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir notificações
Você quer ficar ciente das notícias de saúde mais importantes e receber Notificações em tempo real?