POLG: Aprenda sintomas de doenças raras que atingem o bebê em DF

Uma família genética rara foi descoberta por uma família DF devido à disseminação da morte de um príncipe europeu. A doença sem cura afeta o cérebro, o fígado e os músculos, mas a detecção precoce do caso na Brasília pode ter dado nova esperança ao amanhecer do bebê.

O príncipe Frederik, do Luxemburgo, filho de Robert e Julie de Nassau, morreu aos 22 anos de março deste ano, depois de enfrentar uma forma agressiva da mutação da síndrome de Polg Gen, Alpers-Huttenlocher (SAH). A doença causa um distúrbio mitocondrial genético que priva a energia celular, causando disfunção e falha multiforganis.

Leia também

Síndrome de Alpers Sintomas, Polg

  • A doença tem como sintomas principais o Dores de cabeça, transtornos de crescimento e desenvolvimento cognitivo, Rigidez muscular e perda progressiva da função hepática.
  • A criança pode apresentar ataques apopléticos que Reduza sua capacidade de movimento de sangramento.
  • Em estágios avançados, Causar demência, convulsões e insuficiência hepática. Também é frequentemente a perda de visão e audição.
VEJA  O PCDF regula um novo regime disciplinar para servidores de corporações

Sem cura, a síndrome afeta principalmente o cérebro, os músculos, os nervos e o fígado, com uma evolução mais agressiva, em geral, em pacientes que o desenvolvem cedo. Diagnosticado aos 14 anos, Frederik fundou uma organização para apoiar pesquisas sobre o assunto.

Graças à disseminação da morte de Frederik, a família brasileira teve mais acesso a informações sobre Polg e descobriu que Aurora de 2 anos também teve essa mutação genética. O diagnóstico final da síndrome de Alpers precisava da análise de uma série de exames específicos, como a análise do líquido cerebral e eletroencefalografia.

5 de 7

Prince Frederik de Luxemburgo

@Royalsofluxemburg/Instagram/reprodução

6 de 7

Prince Frederik com os irmãos, Alexander e Charlotte

@Royalsofuxemburgo/reprodução/Instagram

7 de 7

Frederik descobriu a doença aos 14 anos

@Polgfoundation/reprodução/Instagram

Aurora também acabou desenvolvendo a síndrome de Alpers, que é uma das doenças mais graves no grupo de distúrbios relacionados a Polg. A síndrome elimina a capacidade das mitocôndrias (responsável pela respiração celular) de funcionar bem. Os sintomas incluem crises intratáveis, regressão cognitiva e insuficiência hepática progressiva.

VEJA  O amigo de Preta, Gil, incomoda depois de rumores sobre a saúde do cantor

A condição geralmente se manifesta entre dois e quatro anos de idade, sobrevida aproximadamente uma década após o início dos sintomas. No entanto, com o diagnóstico precoce, é mais fácil lidar com os sintomas para aumentar a qualidade de vida do paciente.

Siga o editorial de saúde e ciência no Instagram e no canal do WhatsApp e acompanhe todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Caso Sarah Raissa: PCDF quer saber quem criou “Desodorante Challenge”

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o que teria trazido para a morte cerebral de Sarah Raissa Pereira de Castro, 8 dias,...

Em uma eleição feroz, o Equador escolhe um novo presidente neste domingo

Matias Chiofalo/Europe Pressione através de Getty Images Quem são os candidatos? O representante da direita é o presidente Daniel Nnovera Azín, do Accamcación...

O Papa Francisco é descarregado: lembre -se de como a hospitalização foi

O Papa Francisco, 88 anos, recebeu alta no domingo (23/3), mais um mês depois de ser hospitalizado por pneumonia bilateral. Essa foi a hospitalização...

Bruyne pode reforçar o rival de Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes. Olhar

José Breton/Pics Action/Nurphoto através de Getty Images Depois que o meio -campista de Bruyne, Kevin, revelou na sexta -feira (4/4) que ele deixará o...

O empresário é preso depois de simular o roubo de 63 armas e 30.000 munições

São Paulo - A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil de São Paulo confiscaram 12 armas de fogo, milhares de munições e explosivos...