O Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) indicou que o ex-apego federal Wolney Queiroz (PDT-PE) substituirá Carlos Lupi no Ministério da Previdência Social. A demissão de Lupi e a nomeação de Wolney será publicada em uma edição do Federal Official Gazette (DOU) no final de sexta -feira (2/5).
Wolney Queiroz é atualmente secretário executivo da Seguridade Social. Assume a pasta no meio de uma crise que envolve retiros fraudulentos e descontos de pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que foi revelado em relatos do Metrópole e motivou uma operação policial federal.
Leia também
O escândalo que envolveu o órgão criou um atrito entre o PDT e o Palácio Planalto. Dado o progresso da crise, o presidente Lula decidiu nomear o novo presidente do INSS sem consultar o Ministério da Seguridade Social.
Com isso, Wolney leva a pasta em um cenário difícil, onde o ministério está sob investigação da Polícia Federal (PF) e um presidente do INSS independente.
Quem é Wolney?
Wolney Queiroz Maciel é originalmente de Caruaru, no Ruger de Pernambuco, e seu filho Zé Queiroz, um dos principais nomes do PDT e o ex -prefeito de Caruaru.
O novo ministro do Governo de Lula é afiliado ao PDT desde 1992 e atualmente é presidente do acrônimo estadual e também compõe o Diretório Nacional do Partido.
A demissão de Lupi
Carlos Lupi se reuniu com o presidente Lula na tarde de sexta -feira para lidar com a crise e a expectativa era deixar o cargo. O anúncio de demissão foi feito por conta própria nas redes sociais, onde ele também defendeu a investigação contra a fraude do INSS.
“Eu tomo essa decisão com a certeza de que meu nome não foi citado a qualquer momento nas investigações em andamento, que investigam possíveis irregularidades nos INSs. Dou -me um ponto de destacar que todas as descobertas foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da previdência social, e pelas agências de controle do governo de Lula”, escreveu o ex -ministro.