O Secretário da Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, renunciou na sexta -feira (1/8). O governador Ibaneis Rocha (MDB) escolheu Daniel Izaias de Carvalho para cuidar da pasta.
Segundo Ibaneis, a demissão ocorreu a pedido de Ney Ferraz Júnior. O governador disse que o agora ex -secretário se concentrará na defesa legal após ser condenado, no segundo caso, por corrupção e lavagem de dinheiro.
“Ney pediu para sair. Ele quer cuidar de sua defesa sem pressão da mídia. A abordagem é deixá -lo em silêncio para se concentrar no processo”, disse Ibaneis.
Na quarta -feira (30/7), o Tribunal Federal de Auditores Distritais (TCDF) deu cinco dias para o governador comentar sobre a manutenção de Ney Ferraz Júnior no cargo após a condenação pelo Tribunal Federal do Distrito e dos Territórios (TJDFT).
Ney Ferraz Júnior foi condenado ao processo em que o Ministério Público do Distrito Federal e os Territórios (MPDFT) o acusou de corrupção no credenciamento e alocação de fundos do Instituto de Bem -Estar dos Servidores do Distrito Federal (IPREV), quando ele era presidente, em funos e títulos. A penalidade foi fixada em 9 anos e 9 meses de prisão em um regime fechado.
1 de 5
Secretário da Economia de DF, Ney Ferraz Júnior
Divulgação
2 de 5
Ibaneis Rocha e Ney Ferraz Júnior
Vinícius Schmidt/Metropolis
4 de 5
Governador Ibaneis Rocha (MDB) e Secretário da Economia de DF, Ney Ferraz Júnior
Renato Alves/ Agência Brasília
5 de 5
Secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, com representantes das forças de segurança do DF
Divulgação/GDF
Ney Ferraz Júnior foi presidente do Distrito Federal (IPREV-DF) e do Instituto do Instituto de Assistência Médica do DF (INAS-DF), onde criou o plano de saúde do servidor, entre 2019 e 2022. Então ele assumiu o Ministério do Planejamento e o Secretarias da Economia, quando a pasta foi recriada da Crossing da Planejada e da Agricultura.
Quem é o novo secretário
O novo Secretário de Economia do DF é Daniel Izaias de Carvalho, servo eficaz do Governo do Distrito Federal (GDF) como auditor de controle interno. Ele era o presidente de Innas.
Bacharel em Ciências Contábeis e Econômicas, Carvalho possui MBA em finanças e especializações em gestão e estatística pública. O gerente trabalhou como secretário executivo de administração e logística e subsecretário da Administração Geral.
Ele também trabalhou no subsecretário de contabilidade, gerenciamento de custos, aviso de gestão estratégica do Ministério da Gestão e Administração do Ministério da Economia do DF. Carvalho é professor universitário da União Pioneira de Integração Social (UPIS).