Os gatos reproduzem o hábito de lamber por várias razões. Para desinfetar, ou mesmo “marcar” os territórios com seu próprio cheiro, os gatos podem recorrer a lambidos, e isso não significa necessariamente que há algo errado com eles. De acordo com a veterinária Ana Carolina Mattos, existem raras exceções, mas é possível identificar quando há um problema.
Leia também
Ao contrário dos cães, os gatos raramente lambem as pernas quando sofrem de diferentes patologias. Mattos descreve que é mais provável que eventualmente puxe os pêlos da barriga nessas situações. Lamir, a perna, no caso dos bichanos, é um sinal de higiene, pois eles usam essa parte do corpo para ajudar a limpar os cabelos.
1 de 4
Gatos são bastante territorialistas
Getty Images
2 de 4
As fitas atraem a atenção dos felinos
Getty Images
3 de 4
Bichanos podem viver em harmonia
Getty Images
4 de 4
Oferecer brinquedos interativos, deixe o animal de estimação divertido
Getty Images
Portanto, lamber só se torna preocupante quando acompanhado de sintomas como:
- Vermelhidão, inchaço ou feridas na perna ou entre os dedos;
- Perda de cabelo em áreas específicas das pernas;
- Lamber constante de uma única perna (ou sempre da mesma região);
- Tamanho ou evite apoiar a perna no chão;
- Cheiro forte ou ruim da perna (pode indicar infecção);
- Mudança de comportamento: o gato parece mais irritante ou inquieto;
- Presença de secreção (pus, líquido amarelado ou esbranquiçado).
Razões associadas ao excesso de lamber
O especialista também explica que os sintomas anteriores podem ser sinais de diferentes condições de saúde, incluindo infecções ou fungos localizados nas pernas. Outra razão exemplificada pelo veterinário seria ferimentos nas pernas, causadas por cortes, espinhos ou até pregos encarnados.
As pernas de lamber ainda podem ser associadas ao estresse ou ansiedade. “Como você não tem nada a fazer e enfatizar, eles podem lamber as pernas. É isso que ele pode fazer quando não tem nada a fazer”, descreve Mattos.
Outra possibilidade é a alergia, que pode ser causada por produtos de limpeza inadequados ou até a rejeição de algum tipo de alimento. Observando outros sintomas associados à lambida, é importante levar o animal de estimação ao veterinário, o que evita a possibilidade de piorar a condição de saúde que o animal enfrenta.