O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado (5 10/5) usou sua rede social para dizer que a reunião entre as autoridades dos Estados Unidos e a China em Genebra era “muito boa”. A reunião estava programada para iniciar conversas para encerrar a guerra comercial entre as duas nações.
“Uma reunião muito boa com a China, Suíça. Muitas coisas foram discutidas, muitas foram acordadas. Uma redefinição total de uma maneira amigável, mas construtiva, foi acordada. Queremos ver, para o bem da China e dos Estados Unidos, uma abertura da China para os negócios dos EUA. Grande progresso”, escreveu Trump.
Leia também
Apesar do discurso de Trump, os líderes acreditam que as negociações ainda não foram discutidas e planos de retomar domingo (11/5). Durante a reunião de sábado, o vice-presidente chinês-maestro, ele se reuniu por cerca de oito horas com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Besent, e o representante comercial dos Estados Unidos Jamieson Greer na cidade suíça.
Esta foi a primeira cara a cara entre as autoridades de ambas as nações desde que as duas maiores economias do mundo iniciaram uma guerra comercial que culminou com tarifas recíprocas acima de 100% dos produtos de outros.
Expectativa de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede social da verdade na sexta -feira (9/5) para comentar os possíveis acordos entre o governo e a China para remediar a guerra comercial entre países.
“A China deve abrir seu mercado para os Estados Unidos, seria muito bom para eles. Os mercados cerrados não funcionam mais. 80% da taxa chinesa parece correta. Até Scott B [Bessent, secretário do Tesouro]. Muitos acordos comerciais sobre o funil, todos bons (ótimos) ”, escreveu Trump.
Leia também
Atualmente, uma taxa de 145% é aplicada aos produtos chineses que entram nos EUA. Enquanto isso, a China impôs uma taxa mínima de 125% na maioria dos produtos americanos.
Esta é a primeira vez desde que o presidente Trump intensificou a guerra comercial com a China, que ele está disposto a encontrar com o presidente chinês Xi Jinping.
“Talvez sim, é claro, dependendo do que Scott diz”, disse Trump a um jornalista que perguntou se ele conversaria com Xi depois de Scott Best. Trump também apontou que espera que a reunião seja “muito substancial”.