TRT mantém uma decisão que garante o reembolso do curso ao funcionário demitido

O Tribunal do Trabalho Regional da Décima Região (TRT-10) confirmou a condenação de uma empresa de tecnologia da informação em Brasília, que exigia que um trabalhador pagasse um curso de certificação, mas o descartou sem reembolso.

A sentença foi publicada durante uma sentença de apelação apresentada pela própria empresa contra a decisão de primeira instância, que também a condenou.

De acordo com o processo, a Companhia solicitou que um analista de operações, contratado em fevereiro de 2024, faça um curso de certificação sob a promessa de reembolsar o valor se for aprovado até o final do contrato de experiência.

O trabalhador concluiu o curso e foi aprovado para obter a certificação. No entanto, dois meses depois, o empregador o descartou, sem pagar o reembolso.

Leia também

No tribunal de primeira instância, o juiz Charbel Charter, responsável pelo caso, determinou que o valor do curso foi devolvido ao funcionário.

No entanto, a empresa disse que possui uma política interna que condiciona o reembolso da permanência do funcionário da equipe. Ele também declarou que a “demissão impedia a aplicação das regras planejadas”. Finalmente, ele pediu que a condenação fosse eliminada.

VEJA  Cenas fortes: o UFC Fighter Lip rasga na primeira rodada

Ao julgar o apelo da empresa, o juiz João Amilcar Silva e Souza Pavan, relação do caso no segundo caso, disseram tal política que condiciona o reembolso à continuidade do relacionamento de emprego contradiz os princípios de boa fé e transparência.

Para o magistrado, “sob tais condições, não é admissível impor ao trabalhador o custo de uma qualificação profissional exigida pelo empregador”.

“Embora o prognóstico de reembolso seja condicionado à permanência do trabalhador em emprego, mesmo para fornecer o uso da força de trabalho mais qualificada, conforme exercitado, a cláusula eliminará a característica potentativa, que é TAM para a peneira do Art. 122 do CCB”, registrou o juiz.

A segunda classe do TRT-10, então, negou o recurso e garantido, em uma decisão unânime, o direito do trabalhador de reembolsar as despesas do curso de certificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

6 receitas de suco verde para perder peso e “limpar” o corpo

Quando se trata de receitas de suco verde, é normal que as pessoas associem o efeito colocado e de desintoxicação. Mas é possível ir...

Djavú Band Singer é extorsão depois de enviar fotos picantes

O cantor ghabriel, Vocalista da banda Djavú E isso recentemente participou do Maia Rancho, organizado por CARLINHOS MAIAEle se ventilou depois de ser o...

Com que frequência lave as toalhas para evitar acne e candidíase

Seu corpo está limpo e seco todos os dias, mas eles podem esconder colônias de bactérias e fungos. De acordo com o biomédico Roberto...

Descubra como ganhar até US $ 1.860 por dia na mineração de BJ

No início de junho de 2025, o preço do Bitcoin estabilizou mais de US $ 100.000, o que não apenas representa um importante...

Quem são vítimas de acidentes de ônibus para estudantes do UFSM?

A Universidade Federal de Santa María (UFSM) publicou, neste sábado (5/4), a lista do nome das sete pessoas que morreram no acidente com um...