Venezuela X Colômbia: Quem é o “proprietário” das arepas? Entender a disputa

Um prato que se tornou popular em vários cantos do Brasil é a Arepa. Seja a carne ou as sopas, com ou sem preenchimento, a popularização desta refeição à base de milho é inegável. No entanto, a origem da iguaria causou uma disputa entre a Colômbia e a Venezuela.

Leia também

De acordo com o chef venezuelano Franlis, angudamente Manrríquez, seijas, a controvérsia que envolve a preparação é mais do que antiga. Tudo teria começado em Brithe-Arolos, quando os países da Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá eram um. Naquela época, os Arepas faziam parte do alimento dos cidadãos em toda a região.

Durante a separação desses territórios, foram mantidos elementos comuns, outros, alterados. Enquanto o Equador e o Panamá não entraram na “luta” de Ares, os outros dois países reivindicam alimentos como um prato típico. “Digamos que seja todo mundo”, ele interpreta Seijas, que também tem o gosto da venezuelana, um restaurante localizado em Vila Planalto, em Brasília.

VEJA  Os cardiologistas indicam os 8 melhores hábitos para ter saúde

Apesar disso e, especialmente, depois de estudar e discutir com os compatriotas, Seijas concluiu que a teoria original do grupo Timoto-Cuic, os criadores da Arepa são encontrados no território da atual Venezuela. O chef diz que o prato faz parte da dieta latina, sendo muito comum nas refeições, como jantar e café da manhã.

Pessoa segurando a bandeira da Colômbia
Para os colombianos, os arepas correspondem ao país

A receita é passada de geração em geração. Segundo o profissional, ele aprendeu a preparação com sua mãe. Hoje, os venezuelanos chegam a levar o prato a outros países. “Onde estamos indo para qualquer parte do mundo, tomamos a Arepa”, diz ele.

Que também acredita que a comida pertence a ambos os países é a chef venezuelana Ana Carrillo, da culinária colombiana da BOA, um alimento especializado em preparativos na Colômbia. No entanto, existem diferenças.

“É claro que cada um tem sua própria forma de preparação, mas a essência é a mesma”, ele descreve.

Da prática à história

Historicamente falando, o ARPA é um alimento criado por grupos originais que circulam pelas regiões que hoje delimitam territórios venezuelanos e colombianos. Segundo o historiador Rodrigo Rainha, a preparação vem do uso e desenvolvimento do milho. Naquela época, o consumo estava ligado a momentos de congregação e celebração das culturas.

VEJA  O antigo BBB revela a perda e a emoção do bebê: "Ratado nossa alma"
Bandeira da Venezuela
A preparação faz parte da comida venezuelana

Queen explica que as reuniões desses diferentes povos geraram diferentes características, que marcaram os territórios. “Mas quais são os dois originais? Porque, porque, quando esses grupos estavam lá, não havia Venezuela ou Colômbia”, brinca o mestre de Esti.

Segundo o historiador, a Arepa era comum entre os Timoto-Cuas e os Zenús, que viviam principalmente na região colombiana. Por ser feita de milho, a massa é fácil de circular, o que facilitou as pessoas originais e armazenam alimentos e migram para diferentes regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

spot_imgspot_img

Recentes

Férias x pontos opcionais, pois o CLT regula os direitos dos trabalhadores!

O calendário nacional de férias de 2025 no Brasil É uma ferramenta essencial para aqueles que desejam planejar suas atividades ao...

Melchior River CPI: 5 representantes do GDF serão ouvidos; Veja qual

Igo Estrela/Metropolis (@IGOESTESLA) A Comissão Parlamentar do Rio Melchior (IPC) foi oficialmente inaugurada na manhã de quinta -feira (3/4), em uma reunião comum no...

Beech em Tiktok, Stylized Luan quer lançar música com seu pai

O cantor estilizado Luan tem adicionado números importantes em Música brasileira. Com mais de um milhão de ouvintes mensais na principal plataforma de transmissão...

Boletim: O Papa Francisco mantém o tratamento; Voz e mobilidade melhoram

Reprodução/Instagram O Vaticano informou na terça -feira (1/4) que a saúde do papa Francisco é estável. A análise sanguínea revela parâmetros no normal, e...

A inspeção em Río Tietê aplica R $ 190 mil multas em um mês

Rose Rose/Brasil Agency São Paulo - O grupo de inspeção de água integrado do rio Muetê (GFI-Tietê), realizado na quinta-feira (24/4), uma reunião com...